sábado, 6 de setembro de 2014

Crítica de "Anjos da Lei 2"

Em 2012 chegava aos cinemas um filme que tinha tudo para dar errado. Uma comédia americana fazendo um "reboot" duma série não tão aclamada dos anos 80. Além do mais, o filme misturava o galã Channing Tatun com o "gordinho engraçado" Jonah Hill, que na época não possuía o sucesso que tem hoje. Porém o filme conseguiu vencer essas adversidades, e entregou um roteiro extremamente engraçado, usando de piadas modernas e sabendo falar a linguagem do público-alvo. Naquele filme, Jenko (Tatun) e Schmidt (Hill), dois policiais novatos, se infiltram no colegial para descobrir quem é o traficante duma droga que estava matando alguns alunos. Já aqui, os dois policiais se infiltram na Faculdade com o mesmo propósito, achar um traficante que está vendendo uma droga nova para os alunos. Dá para perceber que pouca coisa muda, inclusive a alta qualidade.

O roteiro é bem feito. As piadas criadas pelos roteiristas são geniais. Elas conseguem ser extremamente atuais, além de existirem algumas que fazem referência a elementos antigos da cultura Pop. O desenvolvimento da história é praticamente o mesmo do primeiro filme, inclusive nas partes dramáticas. Isso poderia ser um ponto ruim, mas como em "Anjos da Lei" ("21 Jump Street") esse balanço funcionou perfeitamente, os roteiristas repetiram a fórmula. E deu certo. O roteiro também apresenta alguns personagens divertidos, destaque para os gêmeos que dormem no quarto ao lado dos protagonistas. Suas aparições são sempre malucas e levam o público às gargalhadas. O filme também consegue dar mais importância ao personagem do Ice Cube e isso produz situações extremamente engraçadas. Na parte dramática, o filme consegue aprofundar ainda mais a relação entre os protagonistas e leva o público a se importar com a amizade deles. Talvez o único ponto fraco do roteiro seja o desenvolvimento dos vilões que estão ali apenas porque têm que estar. Não é apresentada nenhuma motivação. Mas como o filme é para ser encarado como uma comédia, isso não prejudica o filme num todo.

A direção é de Phil Lord e Christopher Miller. A dupla é a mesma que dirigiu o primeiro filme, além de dirigir a ótima animação desse ano "Uma Aventura Lego". Eles conseguem fazer um bom trabalho. Como no roteiro, repetem a mesma fórmula do primeiro filme na direção. Muitas vezes alguns movimentos de câmera rápidos fazem parte do humor do filme e isso os diretores conseguem fazer muito bem. A direção por um todo está bem feita, usando as vezes de alguns elementos como a câmera lenta que funcionam bem. "Anjos da Lei 2" ("22 Jump Street") possui algumas cenas de ação que possuem efeitos realistas que fazem com que o público esqueça que é um filme. Aliás, esse é um dos grandes pontos altos do filme, o público não vê o tempo passar. É tamanha diversão que o filme vai se desenrolando e o espectador só percebe que o tempo passou nos créditos finais. Estes que começam bem divertidos, mas depois de um tempo fica forçado e entediante. O filme possui uma trilha sonora excelente, que consegue também ditar os alívios cômicos em alguns momentos. O figurino é bem realizado, usando de peças de marcas conhecidas pela nova geração. O longa apresenta algumas participações especiais que são muito divertidas para quem as entende.

O elenco principal do filme está muito bem. Channing Tatun e Jonah Hill têm uma química na atuação que é impressionante. Eles convencem o público sobre sua amizade e sobre a diversão que eles estão tendo. Apesar de Jonah Hill roubar a cena (como sempre), Channing também consegue dar sua contribuição ao filme e não se caracteriza apenas como um galã com músculos. Essa dupla consegue ter uma combinação perfeita que produz alívios cômicos certeiros. Outro ponto alto do elenco é o Ice Cube que está hilário. Parece que ele é daquele jeito, e não que ele está interpretando um personagem. Isso é um acerto do "casting" que contratou o cara ideal para o papel. Existem partes que o filme zomba de si próprio, por ser uma continuação, por apenas existir devido ao sucesso do primeiro filme, que se fizerem sucesso eles irão para a "23 Jump Street". Essas partes dão um tom leve e sem responsabilidade ao filme, mas sem ser indiferente à sua qualidade. Duas horas que passam num piscar de olhos, devido a química perfeita entre os protagonistas e um roteiro com piadas certeiras.

Nota: 

- Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário