sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Crítica de "Gente Grande 2"

Mais um filme de comédia no ano. "Gente Grande 2" é a continuação do longa produzido por Adam Sandler que agradou muitas pessoas - mesmo com vários furos e bobagens características do produtor. O filme reúne novamente o elenco do primeiro que são basicamente os amigos de Sandler se reunindo para fazer um "filminho" só por diversão. O grupo de atores conta com Adam Sandler (Lenny), Kevin James (Eric), David Spade (Marcus), Chris Rock (Kurt) e Taylor Lautner (cujo nome do personagem não é citado). Estes que realmente deixaram na cara que o filme era só diversão para eles. As atuações são bem fracas, o que leva a crer que os atores só chegam, "cumprem seu papel" sem o menor treino ou aprofundamento no personagem. Mas é claro que falar assim é generalizar demais, pois algumas atuações são boas. É o caso por exemplo de Salma Hayek como Roxanne, a esposa de Lenny, e de Chris Rock como Kurt.
O roteiro, escrito novamente por Adam Sandler e Fred Wolf tem bastante erros. Um deles são as piadas forçadas. Em todo momento tentam encaixar uma piada e deixam o filme muito bobo. É claro que às vezes são provocadas algumas risadas mas, no geral, as graças são mal encaixadas. Além das forçadas, o longa apela para os exageros. Cenas extremamente excessivas e desnecessárias que, uma ou duas vezes são até engraçadas, mas daí pra frente, cansativas. Além disso, o roteiro também apela para dispensáveis cenas de mulheres sensualizando para atrair o público masculino, mas chega uma hora que enche. Fora isso, o roteiro tenta explicar demais as coisas com frases irrelevantes, tentando "mastigar" as informações o máximo possível, com medo do público não entender.
Visualmente o filme não tem nada que impressiona, mas também não tem nada que comprometa-o. Os efeitos visuais, que são poucos mas existentes, não são dos mais realistas, mas o foco do filme não é esse. A fotografia geral é, de certo modo, "sem sal". Mas, mais uma vez, não chega a prejudicar o longa.
A edição é mal feita. É possível perceber, no início de algumas cenas, uma tremida na câmera, o que indica que o filme não foi corretamente cortado. O diretor Dennis Dugan comprovou que esse é o único tipo de filme que "sabe" fazer. É um diretor sem personalidade. É só reparar que, quando alguém se refere a "Gente Grande 2", diz "aquele filme do Adam Sandler", o que indica que o Dennis Dugan só está ali para preencher a lacuna de diretor, enquanto, na verdade, o filme é comandado por seu produtor e protagonista.
Infelizmente, muita gente vai ver e gostar. Mas depois que você vir o filme, tente pensar um pouco. Não precisa de muito para reparar seus erros. A equipe não liga para isso, afinal é apenas um "filminho" só por diversão. "Gente Grande 2" provou que Adam Sandler e sua turma, assim como ele mesmo diz, ainda não cresceu.

Nota: 


- Bilbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário