terça-feira, 4 de março de 2014

Crítica de "Sem Escalas"

Já está nos cinemas o mais novo filme de ação de da indústria do entretenimento, e esse filme é protagonizado por um dos maiores e melhores "brucutus" da história ( termo usado para designar um homem, capaz de resolver tudo sozinho, um homem que não tem medo de nada ), Liam Neeson. O filme se passa dentro de um avião, que está se dirigindo a Londres e leva em torno de 150 passageiros. Durante metade do voo, o protagonista, um agente, chamado Neil Marks ( Liam Neeson ), acaba recebendo uma série de mensagens de texto, dizendo que se não transferirem 150 milhões de dólares para uma designada conta bancária, eles iriam matar uma pessoa a cada 20 minutos naquele avião, e é ali que a trama se estabelece. A direção é do espanhol, Jaume Colleet-Serra, que faz uma direção muito bem fluída, utilizando muito bem as posições da câmera, e trabalhando muito bem com a dificuldade de filmar em um lugar de pequeno espaço, como dentro de um avião, conseguindo passar a necessidade claustrofóbica do momento, na hora necessária. O espanhol também consegue passar a sensação de ter vários suspeitos no avião, utilizando de esteriótipos, como o negro, o árabe barbudo e pessoas com olhares perseguidores para o protagonista, causando um certo nível de tensão. O roteiro do filme se confunde um pouco com o passar do tempo, por exemplo, o início do filme é surpreendente, causando uma forte apreço do espectador pela trama e inserindo o clímax, mas quando é revelado o propósito das ameaças, acaba um pouco com a emoção e da pressão colocada nas costas do personagem principal.

As atuações do filme são em geral boas, isso acontece principalmente pelo fato do espectador sempre suspeitar de alguém durante o filme, pois em certos momentos todos atuam nesse propósito, o de confundir o espectador. O filme também conta com a participação da atriz Julianne Moore, que interpreta Jen Summers, uma passageira que senta ao lado do protagonista, e acaba o ajudando com a investigação, sua atuação é mediana, pelo fato de seu papel no filme ser bem pequeno, não deixando muito espaço para a atriz se introduzir na trama. O papel principal, fica com o ator Liam Neeson, que está muito bem em todo filme, passando muito bem a emoção de tentar salvar o avião, mas ao mesmo tempo estar sendo acusado de sequestrar o mesmo. O fato de somente o espectador saber que o personagem principal, o agente Bill Marks, ser inocente, acaba tendo um apreço gradativamente maior sobre o protagonista. As cenas de ação em que o protagonista está presente são excelentes, utilizando do verdadeiro significado do "brucutu".

O efeitos visuais do filme são medianos, por exemplo nas cenas em que é mostrado o avião do lado de fora, é bem visível a precariedade dos efeitos, resultado do pouco investimento do projeto nessas cenas, extremamente importantes para o desenrolar da trama. O figurino do filme se baseia em roupas do dia a dia, mas de diversar pessoas, como do árabe que costuma usar roupas próprias de sua religião, e o jovem que veste roupas mais modernas e coloridas, esses fatores acabam agradando de um jeito muito interessante. A fotografia do filme e boa, e é semelhante com a posição das câmeras. Um fato que deve ser sitado do filme, foi o seu design de produção, que conseguiu montar o interior do avião de um jeito muito confortável para o espectador.

Assim, " Sem Escalas " se torna um filme de excelentes cenas de ação, com um personagem que prende o apreço do espectador, mas peca no desfecho do roteiro e da utilização dos efeitos especias, crucias para o desenvolvimento de um bom final.


Nota : 



            

                                                                                         - Vader

                                                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário