domingo, 23 de dezembro de 2018

Top 10: Filmes 2018

Mais um ano chega ao fim e, com isso, as reflexões acerca do que o cinema trouxe de melhor aos espectadores brasileiros no ano de 2018. Como de costume, é válido ressaltar que estão restritos, aqui, os filmes que tiveram seu lançamento comercial nos cinemas brasileiros (ou em serviços de streaming) em 2018, portanto algumas obras têm data de produção de 2017. Antes de começar a lista dos meus 10 prediletos do ano, algumas menções honrosas devem ser feitas. Iniciando pelos longas da temporada de premiação do Oscar, Três Anúncios para um Crime, Eu, Tonya, Projeto Flórida e Me Chame Pelo Seu Nome merecem destaque. 2018 também foi um ano de muita relevância para o já consagrado diretor Steven Spielberg, que apresentou o relevante drama histórico The Post, ao mesmo tempo que voltou à sua melhor forma aventureira em Jogador N° 1. No que tange os grandes blockbusters, Jurassic World: Reino Ameaçado e Missão Impossível: Efeito Fallout mostraram-se diversões válidas. Como animação, o destaque é o retorno contundente da família Pereira em Os Incríveis 2. Já na parte da comédia, o destaque fica com a excelente sátira histórica A Morte de Stalin - filme inteligente, ágil e engraçado. O início do ano também contou com a excelente surpresa Um Lugar Silencioso, capaz de criar um ambiente de tensão fora do comum. Também é válido destacar a cinebiografia do Queen no filme Bohemian Rhapsody que, apesar de suas falhas em relação à veracidade dos fatos, é bem construído e tem energia. A Disney também merece a menção de O Retorno de Mary Poppins, capaz de resgatar a magia do filme original por meio de design de produção impecável e visual arrebatador. No que tange os grandes diretores da atualidade, Wes Anderson merece destaque pelo divertido e crítico Ilha dos Cachorros, enquanto os Irmãos Coen, em parceria com a Netflix, realizam o contundente projeto The Ballad of Buster Scruggs - um faroeste que homenageia os clássicos por meio de roteiro apurado, trazendo, também, frescor ao gênero. Por fim, as menções honrosas remanescentes ficam com os filmes de herói Pantera Negra - talvez o mais importante em termos sociais, históricos e étnicos para a Marvel e Aquaman, um filme de diversão despretensiosa que pode dar bom tom à continuidade da DC nos cinemas. Eis os 10 melhores:


  • Roma  Cuarón compreende isso à medida que dá tom leve à direção e assina um roteiro repleto de sensibilidade. Não é a toa que "Roma" é um anagrama perfeito de "Amor", pois as memórias afetivas, mesmo que estejam em preto e branco, têm um pedaço muito especial no nosso coração.
  • Nasce uma Estrela Em um momento de tanto desespero ao redor do mundo, Gaga e Cooper nos relembram que o amor é necessário, e que a arte existe justamente para cumprir esse vazio que existe - e sempre existirá - em nós. "A Star is Born" parece abraçar a falibilidade humana, mas sem julgamentos, resultando em uma emocionante (e necessária) história de amor.
  • Viva: A Vida é uma Festa - O novo filme da Pixar demonstra-se deveras importante ao abordar a necessidade do cuidado com a família e, acima de tudo, ao valorizar a cultura mexicana em tempos tão conturbados para os estadunidenses, por meio de um roteiro perfeito, um visual arrebatador e um grande apreço quase metalinguístico pela importância da música no cotidiano das pessoas. 
  • Vingadores: Guerra Infinita - "Vingadores: Guerra Infinita" é um verdadeiro quebrador de paradigmas dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, construindo um senso de preocupação e urgência - nunca antes visto - em aliança a um imenso carinho com os personagens já consagrados no cinema, além do desenvolvimento perfeito de um vilão dúbio, provocativo e seguro de si.
  • Infiltrado na Klan - Spike Lee é responsável por aliar comédia e relevância história, nesse filme composto por ritmo perfeito, atuações incríveis e uma mensagem deveras impactante, capaz de permanecer na memória por um bom tempo.
  • Hereditário - Partindo muito mais para a linha do terror sugestivo, "Hereditário" é capaz de assustar ao mesmo tempo que apresenta uma estrutura narrativa irretocável, contando com roteiro e atuações fantásticas., além de um impacto visual muito forte.
  • Trama Fantasma - O roteiro repleto de sub-textos antropológicos em aliança com um ator de alto nível em seu auge resulta em uma realização cinematográfica completamente satisfatória - e surpreendente.
  • O Processo - Relevante politicamente, "O Processo" é a obra nacional de maior destaque do ano, conseguindo dar fluidez e objetividade a fatos confusos e demorados, por meio de montagem precisa e da sinceridade comovente de Maria Augusta Ramos.
  • Lady Bird: A Hora de Voar -  "Lady Bird" trata de uma belíssima jornada de autoconhecimento e maturidade, caracterizando-se como uma crônica sobre a passagem do tempo e sobre a validade das instituições sociais, principalmente a familiar, através de um roteiro belíssimo e de uma direção completamente fluida de Greta Gerwig.
  • Bird Box -  Usando do gênero pós apocalíptico como um subterfúgio para a reflexão filosófica acerca da maternidade, "Bird Box" é tenso, ágil e impactante, contando com uma atuação primorosa de Sandra Bullock.
- João Hippert



Nenhum comentário:

Postar um comentário