domingo, 20 de outubro de 2013

Crítica de "Tá Chovendo Hambúrguer 2"

Animação é um dos poucos - senão o único - gêneros que vale a pena ver dublado. Com "Tá Chovendo Hambúrguer 2" não é diferente. Embora o título em inglês seja mais criativo, "Cloudy With a Chance of Meatballs 2" (Nublado com chances de almôndegas), a dublagem do longa é excelente. No filme são usadas várias comparações e trocadilhos para falar das comidas, como "É como roubar bolo da boca de criança" e "Isso não é um piquenique", onde, mais uma vez, a dublagem acerta em cheio. A história acompanha Flint Lockwood e seus amigos numa missão para salvar sua cidade natal que fora "consumida" pela máquina inventada por Lockwood no primeiro filme. Esta não havia sido totalmente destruída e começou a gerar mais comida. Mas dessa vez, ela gera uma fusão entre comida e animal. Aqui vão alguns exemplos: Mosquitorrada (mosquitoast), flamanga (flamango) e camaranzé (shrimpanze). Mais demonstrações da ótima tradução. Eles partem nessa missão a mando do ídolo de Flint, Chester V. Existem muitas referências a outras obras, como "King Kong", "Avatar" e "Jurassic Park" (muito evidente). Muitos acharam que ia ser mais uma daquelas animações bobas - não vou mentir, sou um deles - mas acabou surpreendendo bastante gente.
O visual manteve-se parecido com o do primeiro filme (também muito bom). A principal diferença é a ilha dominada por "comidanimais". Que, mais uma vez, faz referências a outros filmes, já citados. O traço é simples e caricato, não há nada demais em termos de gráfico que deva ser destacado. A animação é totalmente em 3D, o que torna divertido ver o filme nas três dimensões - não que seja essencial, mas o espectador não vai se arrepender. Muito colorido e diferente das animações "padrão" de hoje em dia, virando algo novo e até mesmo inovador.
O diretor do primeiro filme não pôde continuar neste por questões de agenda, mas manteve-se como produtor. O diretor deste é Cody Cameron (O Bicho vai Pegar 3). Não são notadas muitas diferenças por causa da mudança do diretor, além da "grandiosidade" deste longa em relação ao anterior - o que geralmente acontece para dar um motivo para o espectador rever uma história do mesmo persongem.
Não é a melhor animação do ano, mas consegue entreter principalmente seu público alvo, sem precisar ser boba ou fácil demais. Lembra até bons filmes da Pixar. Após um 2012 com animações medíocres: "Hotel Transylvania", "Frankenweenie" e "Madagascar 3", 2013 vêm vindo bem com: "Universidade Monstros", "Dragon Ball Z - A Batalha dos Deuses" e o próprio "Tá Chovendo Hambúrguer 2". Esperamos que essa sequência de boas animações continue e que possamos voltar a uma época onde tínhamos "Os Incríveis", "Shrek 2" e "Bob Esponja - O Filme" no mesmo ano (2004).

Nota:


- Bilbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário