domingo, 9 de fevereiro de 2020

Palpites para o Oscar 2020

Chegou o dia do Oscar! Como todo cinéfilo, também tenho meus palpites para a premiação. Vou levar em conta os prêmios dos sindicatos (PGA, WGA, SAG, DGA, etc), além do próprio histórico do Oscar para definir meus palpites oficiais. Também comentarei um pouco sobre os meus favoritos. Então vamos à lista:

  • Melhor curta em live-action: Brotherhood - É o meu favorito ao lado de "A Sister". Acredito em sua vitória pelo teor da narrativa e pela imensa qualidade fotográfica.
  • Melhor curta em documentário: In the Absense - A forma como a história é conduzida através de entrevistas, áudios oficiais e imagens exclusivas potencializam o valor de produção e auxiliam na divulgação desse desastre tão impressionante. Provavelmente isso vai pesar na escolha da Academia, mas não seria surpresa se o vencedor do Bafta "Learning to Skateboard in a Warzone (If You're a Girl)" ganhasse aqui.
  • Melhor curta animado: Hair Love - Categoria extremamente difícil: as obras são excelentes. "Memorable" e "Sister" são meus favoritos por aliarem muito bem a proposta temática com a proposta visual. Aposto no ótimo "Hair Love" pela distribuição da Sony e pelo tema tratado, que se relaciona com paternidade, ausência e identidade negra.
  • Melhor filme em língua estrangeira: Parasita - Talvez a categoria mais fácil da noite. "Parasita" tem conquistado corações ao redor do mundo e essa é a sua vitória mais certeira.
  • Melhor animação: Toy Story 4 - Assim como a de curta animado, categoria divisiva. Meu preferido foi "Perdi meu Corpo", da Netflix, que conta uma história de maneira fantástica. Contudo, acho que a disputa está entre "Klaus" e "Toy Story 4". Vou com o último devido ao histórico da Academia em premiar filmes da Pixar.
  • Melhor documentário: American Factory - Não vai ser dessa vez que o Brasil vai levar o Oscar com "Democracia em Vertigem". Acho que o peso da divulgação da Netflix e o apoio da família Obama deixam "American Factory" com ampla vantagem. "For Sama" e "Honeyland" correm por fora. Não seria estranho se algum dos dois levasse.
  • Melhores efeitos visuais: Vingadores Ultimato - Outra categoria difícil de prever. "O Rei Leão" criou seus personagens do zero e "1917" tem todos os elementos técnicos reunidos em um primor visual. Ainda aposto no filme da Marvel como forma de reconhecer o filme com a maior bilheteria de todos os tempos.
  • Melhor mixagem de som: 1917 - Filmes de guerra tendem a levar as categorias sonoras. A disputa fica com o excelente trabalho de "Ford vs Ferrari", mas a aclamação em torno de "1917" o favorece.
  • Melhor edição de som: 1917 - Pode ser a forma de dar um prêmio para "Ford vs Ferrari" dividindo os vencedores das categorias sonoras. Ainda assim fico com o filme de Sam Mendes.
  • Melhor edição: Parasita - "Parasita" tem um ritmo perfeito e a montagem auxilia na composição de contrastes visuais importantes para a discussão em torno do filme. "Ford vs Ferrari" também tem boas chances.
  • Melhor fotografia: 1917- Mais um prêmio praticamente definido. A segunda estatueta para o ícone da indústria Roger Deakins.
  • Melhor canção original: (I'm Gonna) Love me Again, de Rocketman - A forma de amenizar a grande esnobada que o filme baseado na vida de Elton John levou como um todo. Vai ser legal ver o cantor ganhar mais uma estatueta.
  • Melhor trilha sonora original: Coringa - Também gostei muito da trilha de "História de um Casamento", mas o trabalho de Hildur Guõnadóttir é tenso, amedrontador e ajuda no ritmo do filme. Ganhou todos os prêmios até aqui e é a grande favorita da categoria.
  • Melhor design de produção: Era Uma Vez Em... Hollywood - A reconstituição perfeita da era de ouro de Hollywood deve pesar na escolha da Academia.
  • Melhor maquiagem/cabelo: O Escândalo - O meu trabalho favorito foi de "Coringa", mas um dos atributos de "O Escândalo" é deixar seus personagens praticamente idênticos àqueles que eles interpretam.
  • Melhor figurino: Adoráveis Mulheres - Filmes de época tendem a dominar essa categoria e, aqui, "Adoráveis Mulheres capricha na composição visual de suas personagens.
  • Melhor roteiro adaptado: Adoráveis Mulheres - A disputa é acirradíssima entre "Jojo Rabbit" e "Adoráveis Mulheres". Acredito que o prêmio fique com este como forma de valorizar o trabalho de Greta Gerwig - completamente esquecida na categoria de direção.
  • Melhor roteiro original: Parasita - Acho que vai ser o grande prêmio de "Parasita" na noite. Uma forma de valorizar a criatividade de Bong Joon Ho. Corre por fora Quentin Tarantino e seu "Era Uma Vez Em... Hollywood": ele já ganhou 2 vezes a categoria de roteiro e não seria surpresa se vencesse pela terceira vez.
  • Melhor direção: Sam Mendes, por 1917 - O conceito por trás de "1917" se dá pelo trabalho de Sam Mendes e seus planos-sequência. Outra vitória praticamente garantida, já que o diretor levou o prêmio do sindicato. Eu daria o prêmio para qualquer um dos outros 4.
  • Melhor ator coadjuvante: Brad Pitt, por Era Uma Vez Em... Hollywood - As categorias de atuação estão fechadas. Os 4 ganharam tudo até aqui. O prêmio de Brad Pitt vai para um boa atuação, entretanto representará sua carreira como um todo. Triste ver Al Pacino e Joe Pesci de fora, mas Pitt merece.
  • Melhor atriz coadjuvante: Laura Dern, por História de um Casamento - Ganhou tudo até aqui e interpreta uma mulher forte e multifacetada de maneira segura e sensível. Também merece o prêmio.
  • Melhor ator: Joaquin Phoenix, por Coringa - Chegou a hora da Academia reconhecer esse excelente ator. A sua atuação em "Coringa" é fenomenal, combinando fisicalidade, emotividade e entrega. É incrível observar como Phoenix acompanha a transformação de Arthur no Joker.
  • Melhor atriz: Renée Zellweger, por Judy: Muito Além do Arco-Íris - O prêmio vai para o reconhecimento do ícone de Judy Garland para além da atuação de Zelleweger, como aconteceu com Rami Malek e "Bohemian Rhapsody" ano passado. Meu voto seria para Lupita por "Nós" (que nem foi indicada) ou para Scarlett em "História de um Casamento".
  • Melhor filme: 1917 - É o voto da razão. Ganhou tudo até aqui. Torço para estar errado, pois "Parasita" e "O Irlandês" merecem muito mais. São obras mais completas, reflexivas e com denso conteúdo narrativo. Mas é muito difícil a Academia premiar na categoria principal um filme em língua estrangeiro ou um original Netflix. Fica aqui a minha torcida para estar errado.
Confira abaixo críticas de alguns dos filmes indicados ao Oscar 2020.
- João Hippert

Nenhum comentário:

Postar um comentário